segunda-feira, 14 de março de 2011

*Panelas de Barro *

Citando Sergio Reis  que dizia que " Panela velha é que faz comida boa.."  começamos o nosso post de hoje com as Panelas de Barro; estas não fazem comidas boas , mas sim comidas deliciiiosasss .....


 
"As panelas de barro são os utensílios de cozinha mais antigos que existem. Praticamente todos os povos da terra em algum momento a utilizaram. 
Das panelas de barro, secas apenas ao calor ambiente, os povos passaram a coze-las em fogueiras e fornos, daí surgindo a cerâmica." 
(fonte, http:/pt.wikipedia.org )

  
As panelas de barro são de diversos tamanhos e são utilizadas no preparo de diversos pratos, como a moqueca capixaba e a torta capixaba. 


Também é usual utilizar caldeirões de barro para servir feijoada.

Em nossa loja temos diversos tamanhos e todas acompanham um suporte , o qual é ideal para servir diretamente a mesa . 
Por se tratar de uma panela artesanal , esta requer um cuidado especial , confiram:

 
  Importante   

*Quando for usar a panela de barro pela primeira vez,    você deve untá-la com óleo de cozinha e levá-la ao fogo até que o óleo seque, depois que a panela esfriar lave-a e pronto, sua panela de barro já está pronta para o uso.

*Deixe a nova panela de barro de molho na água por aproximadamente meia hora antes de usá-la pela primeira vez. Certifique-se de que a parte inferior e superior fiquem de molho e então esfregue-as com uma escova resistente para remover qualquer resíduo de barro.

*Forre o fogão com papel pergaminho para evitar que a superfície porosa absorva manchas dos alimentos e condimentos fortes.

*Se a sua panela de barro ficar manchada ou ficar com odores fortes, encha-a com água, adicione 1 a 4 colheres de sopa de soda de cozimento e deixe por um tempo.

*Nunca coloque uma panela quente de barro em uma superfície gelada, pois ela pode rachar.

*Nunca lave as panelas de barro em máquina de lavar louça nem as esfregue com palha de aço.

*Seque cuidadosamente o fogão para evitar mofo. Guarde a panela de barro sem a tampa.

*Se aparecer mofo no fogão de barro, esfregue a superfície com uma pasta feita com partes iguais de soda de cozimento e água. Deixe por 30 min, preferivelmente na luz do sol; esfregue a pasta para retirá-la, enxágüe em água corrente e seque.

*Se necessário, deixe de molho para soltar os resíduos de alimentos.






È de dar agua na boca não!??!?! 
Então venha garantir a tua panela e prepare um bom almoço em família e amigos !!
Boa semana a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário